Combate às perdas físicas e comerciais de água

As perdas de água no Brasil

Sem dúvidas, um dos grandes desafios para as empresas de saneamento básico é a redução de perdas de água. Elas estão presentes em todas as partes de um sistema de abastecimento, desde a captação até as residências.

O Brasil tem reduzido modestamente as perdas de água ao longo dos anos, mas o índice ainda é alto: cerca de 37% em média. Esse volume preencheria seis sistemas Cantareira anualmente, de acordo com o Instituto Trata Brasil.

Para padronizar as medições, as perdas foram divididas em dois tipos: aparentes e reais.

As perdas aparentes são aquelas que chegam até o consumidor, mas não são cobradas adequadamente devido a fraudes, ligações clandestinas, falhas de hidrometração, falhas nas leituras, etc. Em uma visão econômica, as perdas aparentes recaem sobre o faturamento da empresa de saneamento.

Por outro lado, as perdas reais são aquelas que se perdem durante o sistema de distribuição. Economicamente, os custos dessas perdas recaem sobre os custos de produção e distribuição da água.

As perdas de água geram impactos negativos para a sociedade, meio ambiente, receita das empresa e até mesmo aos investimentos necessários aos avanços do saneamento.

Quando falamos em faturamento das empresas de saneamento, o Instituto Trata Brasil estima uma perda de 39% no faturamento devido às perdas do sistema. Em 2013, ano de referência do estudo, isso equivalia a mais de R$ 8 bilhões ao ano de perda financeira.

Nossa Solução

A SCS Tecnologia possui uma ampla experiência no combate e recuperação de perdas fisícas e comercias de água, abaixo o passo a passo da nossa solução:

Pesquisa e Levantamento

Aferição da dados cadastrais, perfil do consumidor, analise estatistica de padrões históricos de consumo.

Diagnóstico e Avaliação

Caça-fraudes em ligações ativas e inativas, busca de perdas fisicas e aparentes

Adequação

Ajustes, reparo de vazamentos, troca otimizada e seletiva de hidrômetos e ramais, regularização de ligações.

Monitoramento

Ações de controle, fiscalização e monitoramento.

Problemas de Submedição

Nas condições normais que um hidrômetro pode operar temos a vazão nominal, sendo expressa em metros cúbicos por hora.

Contudo, os hidrômetros podem ter uma medição abaixo do esperado, ineficaz, chamada submedição. Podemos citar como as causas mais comuns:


  • Condições de instalação inadequadas;
  • Dimensionamento incorreto;
  • Falta de manutenção;
  • Erro de leitura (fator humano);
  • Condições do abastecimento;
  • Vida útil esgotada;

Portanto, para evitar erros de medição que vão influenciar no faturamento posteriormente, é feito uma previsão considerando o tipo do hidrômetro, consumo e sua respectiva vazão nominal.

Se for identificado, por exemplo, que muitos hidrômetros estão próximos do fim da vida útil, a companhia de saneamento pode estabelecer um plano de hidrometração.

Pesquisa e detecção de perdas físicas de água

Utilização de equipamentos de alta performance e tecnologia para pesquisa e localização de vazamentos e fraudes em partes acessíveis da rede de água como cavaletes, hidrômetros e registros de passeio, tais como:

  • Geofone mecânico ou eletrônico digital;
  • Correlacionadores de ruídos;
  • Sondas de percursão;
  • Haste de escuta mecânica;
  • Manômetro;
  • Rodas de medição;

Missão

A missão da SCS é “criar e aplicar soluções no segmento de infraestrutura, prestando serviços comerciais e de engenharia, tornando-se referência de inovação tecnológica e de garantia de qualidade, contribuindo com a modernização dos setores de saneamento e energia, promovendo a preservação dos recursos naturais, a qualidade de vida dos colaboradores, contribuindo para o bem estar da sociedade, com segurança empresarial e garantia de retorno aos seus sócios.”

CONTATOS

Avenida Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 550 - Conj 111
São Paulo-SP

Telefone:
(+55) 11 5053-6800

Atualizar minhas preferências de cookies